My Own Prague

Traveling Abroad


Křivoklátsko

No ultimo domingo, dia 28, fui a uma espécie de trabalho de campo com os intercambistas da faculdade de ciências e com alguns tchecos. Fomos para Křivoklátsko e andamos cerca de 10 km durante um dia todo para conhecer um pouco desse lugar.

Acho que eu posso chamar Křivoklátsko de uma província, perto de Praga, cerca de uma hora de trem - pegando 2 trens e pagando o equivalente a 12 reais pela ida e pela volta- é possível chegar nesse lugar incrível! repleto de lindas paisagens, florestas, rios e com um lindo castelo com suas inúmeras lendas e contos e da paisagem em volta que te fazem voltar no tempo.

Já durante a viagem de trem fomos contemplados com uma linda paisagem, neve por toda parte cobrindo cada pedacinho do chão, dos telhados. Acho que foi sorte ter visto tanta neve pois um dia antes foi o primeiro dia de neve desse outono-inverno e já havia uma quantidade expressiva!

Para chegarmos no castelo fizemos uma trilha de algumas poucas horas, mas nem percebemos o passar do tempo de tão linda que era a paisagem! eu estava me sentindo a típica turista do japão: tirando foto de tudo o que eu via! pois pra mim aquela paisagem toda amarela/ laranja com neve era uma novidade! e uma novidade muito agradável, muito linda, fiquei realmente encantada com aquilo.


Quando chegamos no castelo me surpreendi com as baixas temperaturas, parecia que estava -20 graus la dentro! Eu achava que a minha casa era fria, mas depois de entrar nesse castelo nunca mais vou reclamar no inverno! E fiquei pensando como aquele pessoal conseguia sobreviver! Como eles iam ao banheiro? esse era meu maior questionamento, pois, com certeza dei todos as razões do mundo para eles não tomarem banho! faz completo sentido! E detalhe, estamos no outono! mal consigo imaginar o quão frio é no inverno. Até descobri que inúmeros castelos são fechados para visita por conta do extremo frio.
Entrada do Castelo provavelmente estava uns -15 graus de sensação térmica, acompanhada por um vento que talvez abaixasse ainda mais a sensação.


Vista do castelo durante a trilha


A entrada para o castelo é gratuita, mas se você quiser passear pela torre e umas outras partes deve pagar o equivalente a 6 reais, mas a guia turística fala em tcheco! mesmo assim vale a pena fingir que está entendendo e conhecer o interior do castelo. Principalmente a torre! Teve um momento em que me senti no quarto da Rapunzel! Em um outro momento estava cara a cara com um urso! como aqui na região, ok, ele estava empalhado mas foi o mais próximo que ja cheguei de um, e é claro, como uma boa brasileira passei a mão para ver se ele era fofinho e aconchegante como ele parece ser, doce ilusão, aqueles pelos são duros pra caramba! Quase chega a pinicar! Mas ele era bem real!

as formas que estão em cima na prateleira são para manteiga.
Outra coisa interessante que vimos no castelo foram as peças artesanais, desde cerveja - eu até iria comprar se tivesse com dinheiro pois era 8,5 reais -   vinhos, vinho quente na barraquinha - o que me fez pensar que eu estava numa festa junina! - até forma para cozinhar bolachas, forma para colocar manteiga e por aí vai, feita de madeira por um cara que parecia estar lá desde a idade média! Mas essas formas eram MUITO caras, impossível de comprar.

Esse grande espaço sem vida, sem árvores, apenas neve era o lugar em que, na época em que haviam príncipes e princesas, eles executavam as pessoas, colocavam os condenados ali e simplesmente cortavam a cabeça fora!

foi tanta gente morta aí que dizem que é por isso que nada mais nasce, pois o que foi palco da morte não pode ser palco para a vida!





Depois que saímos do Castelo, andamos por uma floresta em que os reis caçavam!! foi tão mágico se colocar a muitos anos atrás e pensar que eles andavam por lá com seus cavalos e com a corte, realmente incrível! Como um conto de fadas! Hoje em dia essa floresta é uma das mais extensas aqui da Republica Tcheca e existe um projeto para transforma-la em parque, mas como em todo lugar do mundo, por conta de alguns trâmites legais - lê-se vontade dos ricos - isso está demorando para acontecer.









Durante o trajeto ainda tivemos tempo para várias guerrinhas de bolas de neve que particularmente ADOREI! apesar de ter ficado toda molhada depois e de ter entrado neve nas minhas costas pelo meu casaco, mas eu mereço um desconto, ainda sou iniciante! Tenho muito tempo para praticar esse esporte até o fim do inverno!!


Guerrinha de bola de neve



Floresta dos Príncipes e Princesas




# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário