My Own Prague

Traveling Abroad


A moderna Helsinki e seus arredores

Depois de ter visitado inúremas cidades atigas com muita história exalando por todos os cantos, chegar em Helsinki nos fez voltar a realidade da vida moderna, até mesmo por ser um pais relativamente novo se comparar com o restante da europa, independente desde 1917 e com a sua capital, Helsinki, fundada em 1550.

Vista do porto de Helsinki
Mas apesar de nova não é nada discreta, principalmente quando o assunto é o PREÇO das coisas, delicado ponto de toda a viagem e que nos fez ter que apertar mais ainda o bolso, pois, como a tradição de toda a escandinávia, a Finlândia se enquadra na categoria de um lugar muito caro; quase o dobro de outros lugares também turísticos como Roma! Quando perguntei para algumas pessoas de lá se era mais caro que Paris ou Londres me disseram com toda a segurança e sem pestanejar um grande SIM. Portanto antes de começar a pensar em planejar uma viagem para essa parte da Europa tenha consciencia de calcular o dobro do que você gastaria normalmente.

grandes ruas e bastante movimento no centro de Helsinki
A Finlândia, ao que me parece, é um daqueles países cheio de regrinhas, mas não apenas as regras oficiais, debatidas e aprovadas em juízo, mas além disso ainda é cheia daquelas regras subentendidas, ou seja, ninguém fala mas todo mundo sabe, como por exemplo, não chegar muito perto de uma pessoa desconhecida, no ponto de ônibus ou em qualquer lugar; assim como, deixar um belo espaço entre a sua compra e a do outro na esteira do caixa de supermercado; não encostar nas pessoas dentre do õnibus e de preferencia não sentar no banco vazio se tiver alguém no banco ao lado de qualquer transporte público. Não sei se estou fazendo uma descrição caricata ou se esse cenário de não-me-toques é realmente assim, pelo menos, foi a impressão que eu tive!

Um dos muitos lagos que completam a paisagem de Helsinki
Mas apesar dessa frieza toda que circunda esse também gelado país encontramos sinais peculiares de intimidade, ou pelo menos, nos soa íntimo. Estou falando das tradicionais Saunas Finlandesas, há uma estimativa de que haja mais de 1,5 milhões de saunas espalhadas pelo país - um detalhe, existem udm pouco mais do que 5 milhões de habitantes em toda finlândia - ou seja, se eu não estiver errada nas contas existe um pouco mais de 3 pessoas para cada sauna no país! Isso nos faz pensar outra coisa: que a Finlândia é bem grande e além disso tem poucas pessoas, afinal, haja espaço para tanta sauna; Se você procurar saber um pouco mais sobre essas saunas talvez se impressione, como eu, com as altas temperaturas dentro delas que variam de 70 a 100 graus célcius! Mas ao menos eles costumam pulverizar água nas pedras que ajudam a manter o lugar aquecido, deixando o ar com uma umidade a mais. Apesar do assustador cenário de ficar trancado em uma sauna muito quente por até 90 minutos, saiba que se algum finlandês te convidar para ir em uma você será praticamente obrigado a aceitar, caso contrário será uma grande desfeita para o nativo desse peculiar país.

Mas agora vamos ao que interessa!
Helsinki é uma cidade bem preparada para os turistas, disponibiliza gratuitamente um guia turístico no qual qualquer um pode fazer o download (clique aqui) e, além disso você encontrar programação para crianças, mapas úteis, dicas de onde comer, guia de museus e por aí vai!

Pontos Turísticos:
Alguns dos principais pontos turísticos são o Parque de diversões Linnanmaki, as Igrejas - maioria Luteranas e Ortodoxas - Os museus e o que eu considero depois de ter passado por la e acho que muitos irão concordar comigo é o Forte marítimo que se localiza em um pequeno arquipélago próximo à Helsinki.

Catedral de Helsinki construída a 150 anos atrás é um dos maiores icones fotográficos da Finlândia, e ainda faz parte da grande praça do Senado deixando a Catedral ainda mais oponente. Essa praça é muito charmosa a arquitetura neoclássica da um único para essa area da cidade.


Essa foto mostra um pouco da fachada do Museu Nacional da Finlandia, com a clássica escultura de urso na porta. Esse museu abriga a maior exposição permanente de arquiologia do país além de mostrar ao espectador como era a vida dos finlandeses antes da industrialização, assim como a luta pela independência.

Aqui ainda no museu nacional podemos ver uma marca da luta pela independência: A reconstrução de um tiro.

Suomenlinna

Um dos pontos altos de uma visita para Helsinki é a ida para Suomenlinna, parada obrigatória, essa fortaleza insular fundada em 1748 vai te conquistar! Sobre um Arquipélago perto da costa de Helsinki é possível encontrar esse tesouro cultural. O início da construção se deu em 1700 quando a Finlandia ainda era parte do Reino da suécia. Os canhões que ainda apontam para o Oeste nas muralhas de Kustaanmiekka são um vestígio do período de dominação russa no século XIX.

Esse forte foi declarado Patrimonio da Humanidade pela UNESCO para ser preservada para futuras gerações como um exemplo de arquitetura de fortificação européia da sua época. Mas o mais impressionante dessa gigantesca construção é que as ilhas, de formatos irregulares ainda contam com um terreno irregular o que eleva o nível de dificuldade dessa construção que foi tão importante para a defesa da Suecia, Russia e Finlandia.

Para visitá-la basta pegar um ferry que sai do porto da finlandia. O percurso dura cerca de 15 minutos e as balsas saem de 30 em 30 minutos do porto, e o ticket da passagem é o mesmo que o da condução normal da cidade, ou seja, você compra o ticket para usar o onibus, bonde e também o ferry. 

Dentro da balsa é possível ver algumas pequenas ilhas espalhadas pelo Báltico e antes de chegar à Suomenllina, como essa que encontramos com duas charmosas casinhas.


Logo na entrada nos deparamos com essa Igreja. Originalmente construída como um templo Ortodoxo Russo em 1854 teve seu exterior reformado quando passou para o domínio Finlandês como parte de sua transformação para uma Igreja luterana. O topo da Igreja é usado como farol para auxiliar o tráfego aéreo e o marítimo.

Essa escultura que para mim parece uma armadura se derretendo fica no pátio das armas, que é a praça principal da fortaleza, não sei porque, pois não vi muita coisa de especial e esse monumento é menor do que parece, mas como é um sepulcro acho que ta valendo. Esse ponto da fortaleza foi severamente atacado na Guerra da Crimea em 1855. É nesse pátio também que se encontra o museu Ehrensvard.

Um dos muitos canhões que completam uma linha de defesa costeira da fortaleza, esses canhões foram construídos no século XIX pelos Russos e atrás deles fica um grande espaço no qual eu imagino que os soldados se escondiam dos ataques, pois encontramos muitos bankers. 

Um dos muitos bankers que encontramos por la!

A caminhada por esse conjunto de ilhas é muito agradável e bonita.

Antigo submarino 

Essa fortaleza tem muito a oferecer, é um bom passei e não é caro, pois não precisamos pagar para entrar. Tem uma estação turística bem localizada e até Hotel! Mas a maioria das atrações como, museus, restaurantes, teatro, onibus marítimo, só funcionam no verão, mas da para entender.


Informações úteis:

Como fui?
  • De barco, por Tallinn, cerca de 16 Euros, sem lugar marcado. Duração: +-3 horas
Como voltei?    
  • Avião para Roma. Para ir ao aeroporto é muito simples, vários ônibus fazem esse trajeto, o aeroporto é muito moderno, tem espaço para fumantes depois de check-in assim como uma área para recarregar celulares e computadores
Onde fiquei?
  • SleepCheap, O mais barato hostel de Helsinki para não dizer menos caro. Dividindo um quarto com 16 pessoas pagamos cerca de 23 Euros por noite. Assim como tudo em Helsinki o Hostel também é super informatizado, com cartões para destrancar os quartos e lockers
Tarifas:
  •  O ticket de 1 dia custa 8 Euros
O que comer? 
  •  Só comemos o mais barato posssível, Kebab e compramos algo no mercado para cozinhar. Um alerta: a bebida alcólica é MUITO CARA MESMO!
Em que língua falar?
  • Eles falam 2 línguas oficiais, o Finlandês e o Suéco, mas é muito tranquilo falar com qualquer um em inglês.
O que comprar?
  • Como tudo é muito caro, nem olhamos lojas, mas é possível encontrar produtos em couro de alta qualidade.








# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário