Meio de Transporte
Assim como para Berlin peguei o ônibus da empresa Student Agency e realmente não entendo o motivo de as pessoas pegarem trem!! minha viagem durou cerca de 7 horas, em um ônibus confortável com serviço de bordo e filmes, enquanto tive amigos que fizeram a mesma viagem de trem e demoraram quase 12 horas para chegar de tanto que o trem parou, e mais, foram furtados enquanto dormiam! O que aconteceu foi o seguinte: eles estavam em cabines fechadas - mas não trancadas - e no meio da noite enquanto todos estavam dormindo um cara simplesmente entrou e pegou a bolsa de uma menina! Por sorte elas acharam a bolsa com tudo a não ser o dinheiro.
Portanto acho que vou continuar defendendo os ônibus, pelo menos saindo daqui de Praga! e para deixar mais claro a qualidade do ônibus tirei uma foto.
O custo da passagem foi o equivalente a 80 reais ida e volta (com carteirinha de estudante) o que é mais barato do que o term!
A unica parte péssima da viagem foi que na volta sentou um cara MUITO estranho do meu lado, cheio do toques e manias e que passou a viagem toda comendo PIMENTÃO!!!! quem come pimentão em um viagem?? A primeira vez que ele tomou essa estranha atitude eu até acordei, pois, eu odeio pimentão mais do que tudo e aquele cheiro impregnou no ônibus inteiro! e acompanhando o pimentão, para ajudar a descer o rapaz tomava leite! Coisa mais estranha. Quando ele dava uma pausa na comilança, logo em seguida, ele passava alcool gel para limpar as mãos e depois creme - pois alcool gel resseca a mão - Nossa aí era terrível, ficava aquela mistura de cheiro de pimentão + Alcool gel + creme! esse ritual se repetiu por diversas vezes durante o trajeto! e acho que o cara via que eu estava quase dormindo e começava tudo de novo. Foi trágico!
Chegada conturbada
Na viagem de ida sentou ao meu lado um cara muito legal da Argentina, e começamos a conversar e felizmente decidirmos ir juntos para o metro e depois cada um iria para o seu canto no seu hostel. Eu digo felizmente porque chegamos as 23horas e eu não tinha um centavo de HUF - moeda húngara - eu nem tinha pensando que teria que comprar a passagem de metro. E o pior, tudo estava fechado, não teria como eu trocar o meu dinheiro! e eu também não queria arriscar de colocar meu cartão no caixa eletrônico e ele engolir para sempre meu cartão. Felizmente esse menino estava la e pagou minha passagem!
Com a situação da passagem resolvida, procuramos as estações que iriamos descer, nada muito complicado, tem um mapa dentro de todos os metros mostrando a direção das estações. Eu achei a minha e ele a dele. Esperamos o metrô e quando o mesmo apareceu foi uma surpresa! Parecia que tinhamos voltado décadas atrás! e mais, era um negocio meio assustador, parecia uma cena de terror misturada com hospital, mas ao mesmo tempo que era meio amedrontador era muito legal! não conseguíamos parar de olhar para cada detalhes daquele vagão, as luzes com plafons bonitinhos, o verde calcinha contrastando com o preto, aliás, sofás pretos muito confortáveis!
E o mais interessante era a velocidade com a qual a porta se fechava! juro, a pessoa pode perder um braço naquele negócio!
A passagem normal custa 300HUF, o equivalente a quase 1 euro, e existe fiscalização em todo lugar! Portanto, nada de tentar pegar metro sem pagar aqui!
Continuando a história da minha chegada, vou agora dizer o porque foi conturbada. Saí do metrô e comecei a procurar pela rua indicada no site para o Hostel, pedi informações para duas meninas hungaras que falavam muito bem o ingles e que me ajudaram com muita boa vontade. Eu segui as indicações mas tive que perguntar mais umas tres vezes, mas todas as vezes fui muito bem orientada e todos com muita boa vontade. Cheguei na rua e fiquei procurando o maldito hostel, mas não consegui achar! nessa altura já era meia noite e eu estava começando a ficar nervosa . Resolvi gastar todos os meus créditos do celular com internet internacional para procurar o maldito hostel, quando percebo que havia um outro endereço! Nesse momento meu nervosismo aumentou e eu pensei "taxi!". Achei um taxi com um senhorzinho muito firmeza, mostrei o endereço e ele disse que sabia onde era e que me levaria. Perguntei o preço e ele disse que não teria como saber pois dependia do marcador de quilometragem, mas nesse momento eu ja tava começando a ficar estérica e não liguei por ele possívelmente tentar tirar mais dinheiro de mim do que o necessário.
A "viagem" de taxi foi muito bonita, Budapeste a noite é incrível, mas, ao mesmo tempo em que eu estava curtindo o caminho eu não conseguia parar de pensar no maldito hostel, ah, e nos meus amigos pois combinamos de nos encontrar no hostel. Enfim chegamos no lugar indicado pelo site, nesse momento fiquei em choque: NÃO HAVIA HOSTEL! e o cara simplesmente falou: "é aqui." - na maior calma e naturalidade, e eu ja no momento desespero total disse "como é aqui? não pode ser aqui, não tem nada, essa rua é deserta, não tem hostel.. você não pode me deixar aqui!!" e ele insistiu "mas é aqui.", juro me deu um negócio e eu pensei "to sozinha e perdida em budapeste, fudeu! o que eu posso fazer? sentar e chorar" e foi o que eu fiz! comecei a chorar desesperadamente no carro do cara! que se assustou e começou a fazer vários telefonemas, eu só entendia que ele falava o nome do hostel "California" então provavelmente ele estava perguntando para outras pessoas onde era esse maldito hostel. Enquanto eu só chorava. Até que como mágica o TAXISTA FALOU: "olha seus amigos ali", sem levantar a cabeça pensei "meu esse cara é doido, como assim meus amigos? como ele sabe quem são?" decidi olhar só para constar, e não é que meus amigos estavam la! Nossa me deu uma felicidade instantanea e um alívio indescritível!!
Encontrei com eles! E eles falaram "nossa que sorte nos encontrarmos aqui, nós já estavamos indo para um hotel mas resolvemos passar aqui um ultima vez pois conhecemos um hungaro que sabia onde era esse hostel", eles ja tinham passado por la umas 3 vezes antes!
As vezes fico impressionada com a sorte que eu tenho! depois disso fomos para o hotel mais perto. Enfim foi uma noite super cara! o taxi foi 15 euros e o hotel 24! mas pelo menos eu estava viva e com meus amigos. Moral da história: Sempre procurar no google street view o hostel antes de fazer a reserva, ah, e não chegar a noite! tudo teria sido muito mais fácil se fosse de manhã.
No dia seguinte, mais calma e segura eu repensei sobre o que havia acontecido e é claro que eu não precisava me desesperar tanto mas é que na hora o negócio é diferente e eu tenho um sério problema com o fato de estar perdida, não gosto nem um pouco.
Enfim no Hostel
Tive mais uma sorte nesse meio tempo, dois amigos intercambistas estavam em budapeste, então mandei uma mensagem para eles perguntando se havia lugar no hostel e contei por cima o que houve conosco. Acordei no dia seguinte do fatídico dia e havia uma mensagem da queridíssima Lilian com a ótima notícia de que sim! havia lugar no hostel.
Andar de cima |
E assim ficamos num chalezinho de dois andares SUPER fofo com cozinha e banheiro dentro.Tudo muito bem limpinho e arrumadinho. Gostamos muito e somos muito agradecidos por essas pessoas que nos ajudaram!
Enfim, Budapeste
Apesar de estarmos mortos por conta da noite anterior fomos conhecer a cidade. Nossa como budapeste é grande! Budapeste era dividida em duas cidades, Buda e Peste, cada uma de um lado do rio e era uma região inundada por pessoas vindas de todos os lugares do mundo, portanto é uma cidade muito rica culturalmente. É possível encontrar coisas de todo o lugar do mundo, como, lojinhas indianas, egípcias, e por aí vai.
Outra coisa muito legal são as pontes, elas são gigantescas, altas e lindas, muito bem planejadas, com um bom espaço para pedestres e oferece grande segurança, pois, a estrutura da ponte fica entre os carros e a passarela, achei uma forma inteligente de unir proteção com design - atenção arquitetos!
Ponte Branca |
Entrada da Ponte verde |
Em uma dessas montanhas fica um parque, muito bonitinho, com parquinhos e varios mirantes espalhados. Há também uma igreja dentro de uma caverna! Só passamos por ela pois tinha que pagar para entrar.No topo desse morro Tem uma escultura que é possível ver de vários pontos da cidade, uma mulher segurando uma folha. Esse lugar, no topo do morro, é incrível, podemos ver toda Peste e toda parte Buda - venta muito nessa parte, protetores de ouvido são necessários.
Igreja |
No topo do morro |
Vista de buda |
Parque |
Budapeste a noite
Só uma palavra ja descreve: Charme! Budapeste a noite é muito charmosa! infelizmente choveu quando saímos a noite para visitar a cidade - pois na noite anterior fomos a algumas festas, afinal era halloween, aliás, acho que cabe uma pausa aqui para mostrar a foto que tirei com uma pessoa desconhecida na noite do dia 31:
a noiva cadáver |
Continuando, apesar da chuva foi possível ter uma bela ideia da cidade a noite, toda iluminada, cheia de turistas, sem trânsito! Mas infelizmente as luzes dos monumentos são apagadas a meia noite! O povo em Budapeste dorme muito cedo! Nem o Mc Donalds é 24 horas! alias, acho que nada é 24 horas! Portanto se você está voltando da balada faminto é bom ter pelo menos um miojo em casa, pois não vai encontrar nada pela rua!
Falando em Mc Donalds, havia um bem perto do meu hostel então, às vezes era mais facil comer por la, e uma boa notícia para aqueles que gostam: é bem barato! o numero 1 sai por uns 12 reais e ainda vem com uma torta de maçã de graça! E ainda toda a semana tem umas promoções muito loucas do tipo: 3 numero 1 por 27 reais! Me pareceu bem interessante!
Realmente essa viagem não foi uma viagem gourmet, comi super mal! e as vezes até ficava com preguiça e procurar um lugar melhor para comer. Eles tem muita comida típica espalhada pela cidade mas eu sempre fico com medo de ter pimenta ou pimentão então geralmente não encaro.
No ultimo dia, antes de ir para a rodoviária entrei numa espécie de pizzaria e comi um pedaço de pizza de cogumelos que nem dava para sentir o gosto, mas o que eu achei legal desse restaurante foi a parte dos doces! da uma olhada:
Nutellas de itu!! |
Sobremesa |
pizza! |
Budapeste é uma cidade encantadora e se diferencia muito pelo seu tamanho, gostaria de ter conhecido mais pois choveu muito quando estávamos lá, por isso voltarei em breve! e assim poderei expor mais detalhes desse lugar lindo!
Post dedicado a Sara! E ela sabe o motivo!
Beijos!
Vídeo do Metro:
Vídeo do Metro:
hahah eu fiquei imaginando se vc tinha feito um vídeo do metrô hahah
ResponderExcluirah meu vc poderia ter comido as comidas dai pra eu saber né, se me ferrei ou não...
que azar pelo cara de pimentão e que nojo deve ter feito uma ótima fermentação com o leite ahahhahah
volte e me conte mais :)
beijos
hehehe ta bom.. de próxima vez eu como sá!
Excluirvou no começo de dezembro então vai dar também para sentir o drama do inverno!!
hehhe beeijos!