Continuando aqui o Post sobre Como funcionam algumas coisas aqui em Praga e acredito que em outras partes da Europa.
Transporte Público
Tram - Bondinho - e o cachorro |
Uma das grandes diferenças entre a minha vida aqui e no Brasil, com certeza, sem sombra de dúvida é o transporte público! posso enumerar várias coisas boas como, frequência em que passam no ponto, hora marcada para passar, nunca são lotados, sempre limpos - apesar de que qualquer pessoa poder entrar com o seu cachorro - não são barulhentos, tão pouco soltam aquela fumaça preta, não tem cobrador e por conta disso inúmeras opções de bilhetes estão disponíveis, você pode comprar por tempo, por dia, por mês e até por ano! e a melhor parte é: onde comprar!
Na maioria dos pontos tem uma maquininha que você coloca o dinheiro e sai o seu bilhete, se você preferir comprar um mensal deve ir em algum lugar específico e custa o equivalente a 55 reais mensais para não estudantes e 26 reais mensais, eu disse REAIS MENSAIS, para estudantes.
adesivo para sms |
Mas você deve estar com o mesmo pensamento que tive quando soube que não existia cobrador, "ta, e se eu não pagar a passagem?", ok, você pode não pagar mas correrá o risco de algum fiscal entrar e ver que você não pagou e aí a multa é salgada, acho que por volta de 80 reais aqui na republica tcheca e 80 euros em outros países (se não me engano).
Na primeira vez que me falaram deles me disseram que eles não usam uniforme e ficam à espreita, mas, me disseram também que geralmente são velhinhos e gordinhos e que quando você tiver que sair do meio de transporte para pagar a multa é possível correr deles. - Congela, preciso contar um causo:
Antes de ontem estava um dia feio e chuvoso - e frio lógico - então decidi que iria bem rápido ao centro fazer as coisas que eu precisava fazer: colocar crédito no celular, passar no mercado e comprar umas coisas pra casa e voltaria logo, portanto comprei a passagem de 90 minutos.
Ok, cheguei la no centro, coloquei crédito no meu celular, comprei as coisas para casa, mas quando chega a parte do mercado aí a coisa complica, não sei porque mas eu adoro ver TUDO o que tem la, vejo todos os produtos, comparo preços, pesos e marcas, portanto, não vejo mesmo o tempo passar, e com isso se passou mais tempo do que eu havia planejado e segundo as minhas contas eu só teria 10 minutos para entrar no bonde e chegar em casa.
Porém isso é impossível pois demora uns 20 minutos para chegar, para piorar as coisas - que já estavam ruim por estar chovendo - o bonde demorou MUITO, muito mais do que costuma, demorou todos os meu únicos 10 minutos!
Bom, o que eu pensei: "ah vai, nunca vi nenhum carinha conferindo os bilhetes, não vai ser hoje nesse dia feio e chuvoso que um deles vai vir me conferir". Então com esse pensamento encorajador e a repetição mental "nada vai acontecer" entrei no bonde que finalmente chegou!
Sentei no banco que julguei ser o mais discreto e me fingi de invisível, nenhum movimento brusco, porém, depois de 5 SEGUNDOS concentrada naquela função um cara cutuca o meu ombro e me mostra uma espécie de medalha com umas coisas escritas. Bom com todo o pensamento positivo que eu estava logo pensei "ah, o cara ta querendo me vender essa bugiganga", apenas disse para ele "no, thank you" e ele se limitou a dizer "ticket".
Nesse momento eu só não caí porque estava sentada, só conseguia pensar "puta merdaaaa, puta merda, puta merda, que azar!".. e ainda pra achar o ticket foi um custo! finalmente achei e naquele momento meu ticket ja havia perdido a validade fazia 10 minutos.
Entreguei o ticket pro cara, que logo me devolveu, senti um alívio, olhei pra fora respirei, não muito fundo pra ele não desconfiar. Mas logo percebo que o cara continuava ali do meu lado!! O pavor tomou conta de mim novamente ao ve-lo anotando umas coisas num caderninho! pensei "pronto, fui multada, perdi 80 conto."
Pareceu uma eternidade, ele não acabava nunca de escrever naquele caderno de folhas amarelas, eu tava quase falando pra ele "eu me entrego! pago sem problemas, só acaba logo com isso!".
Finalmente ele arranca a folha e aquele momento de tensão toma conta de mim, quando... ele entrega a folha pro cara da frente.. Por MUITO POUCO não levantei e gritei VITÓRIAAA! mas a vontade foi grande!
Bom depois disso fiquei pensando que deve ter um período permitido, mas sei la, amanha mesmo vou comprar logo o ticket mensal e nunca mais passar por isso!
Banheiro Público
Eles estão espalhados pela cidade, tem o formato cilíndrico e são bem compridos, geralmente envoltos por notícias de crianças desaparecidas ou algo do gênero, nunca vi ninguém entrar, nunca entrei, nunca vi aquilo aberto, mas se você vir um desses na rua, saiba que se trata de um Banheiro!
Banheiro Público |
Um banheiro público que, assim como a maioria das outras coisas, você, para utiliza-lo, deve colocar uma moedinha, como eu disse, nunca entrei, até perguntei para a minha amiga tcheca se ela já tinha tido alguma experiência com aquilo mas ela me disse que nunca teve coragem de entrar.
A única coisa que eu sei sobre esse misterioso negócio é que pagando o equivalente a 50 centavos você pode ficar até 15 minutos la dentro, mas acho que se precisar ficar um pouco mais é possível mediante a um pagamento mais gordo.
Bom, o dia que eu entrar em um treco desses eu volto aqui para contar a experiência, enquanto isso, o banheiro publico continua sendo um mistério para mim!
Cachorros
Essa cidade é realmente apaixonada por cachorros, você pode vê los por toda parte, até, como já disse, dentro dos transportes públicos, mas apesar disso ainda não vi nenhum cocô de cachorro pelas ruas, que alias, são muito limpas.
Isso se deve, acredito eu, ao grande incentivo para manter a cidade limpa e especificamente falando dos cocôs de cachorro é possível ver em vários lugares um poste pequeno com dizeres tchecos e com sacolinhas de papel para catar o cocô do cachorro, e é legal ver como isso funciona aqui pois já vi várias pessoas utilizando e os saquinhos são sempre repostos, difícil ver algum vazio.
Mas na verdade acho que os cachorros aqui não fazem cocô nem xixi, poxa, não é possível que eu não tenha visto um xixizinho no bonde que eu pego quase todo dia e que sempre tem um dog! E as donas não aparentam o mínimo de preocupação, como se tivessem a certeza de que nada aconteceria! vai entender...
0 comentários:
Postar um comentário