Se da outra vez em que fui para Budapeste me concentrei mais nas festinhas do que no turismo, dessa vez fiz diferente. E fiquei feliz com a minha escolha pois quando fui em outubro estava um tempo muito ruim, chuvas, céu encoberto muito vento. Dessa vez a coisa foi diferente, peguei dias lindos e pude aproveitar das lindas vistas que Budapeste oferece.
Ilha Margarida |
Bom acho que posso começar pela Ilha Margarida, que, é uma grande ilha no meio do imponente rio Danúbio, ela está desabitada desde 1808 quando José Habsburgo a transformou em um parque de estilo Inglês, para mim lembra um pouco o Ibirapuera, só que mais comprido e cercado por um rio. A ilha Margarida conta com ruínas das Igrejas e dos Mosteiros medievais, além de um canteiro de rosas, um jardim japonês e uma cópia de uma fonte romena, entre outras atrações. Para ver tudo isso é preciso andar bastante! ou, a outra opção é alugar bicicletas, existem as bicicletas de duplas ou a simples.
Quando chegamos na Ilha, numa linda tarde de sexta-feira encontramos todos os tipos de pessoas se exercitando, desde os mais velhos aos mais jovens, muitos também estavam levando seus cachorros para passear. Importante ressaltar o amor europeu por cachorros! eles estão em todas as partes!
Caminho pelo lado Buda em que se pode ver o Parlamento |
Aconselho, após sair da Ilha, continuar andando pelo lado Buda às margens do Rio Danúbio, esse é, com certeza, aquele tipo de caminhada que você não percebe o quanto andou, a beleza do rio prende o seu olhar, assim como todos os outros monumentos que podemos avistar, por exemplo a fachada principal do Parlamento, que se mostra imponente mesmo quando temos o Danúbio para comparar.
Palácio visto das margens do Danúbio |
No "fim" dessa caminhada é impossível não notar o Palácio Real de Budapeste, chamado Királui vár, esse gigante de pedra abriga inúmeros museus, cafés e uma vista imperdível de Peste. Se comparado com o preço de outros museus europeus esse é uma pechincha, preciso consultar o quanto pagamos, mas com certeza foi um dos mais baratos.
Vista do Teleférico |
Esse palácio, como outros palácios por aí foi construído no alto de um morro, um morro bem grande, a propósito. Mas se você for uma pessoa preguiçosa, ou quiser aproveitar essa subida de uma maneira diferente aconselho a fazer esse trajeto de Sikló. Fica no pé da ponte Széchenyi, é um teleférico muito curioso de 1870 com uma linda vista panorâmica durante todo o trajeto. Notem que dia maravilhoso! Fazia tempo que não via tanto sol assim! é impressionante como isso faz mudar nosso humor!
Palácio |
Palácio |
Igreja Mátyás-Templom |
Enquanto estiver la em cima, no Palácio é altamente recomendado andar pelas redondezas e descobrir um pouco da região, foi assim que demos de cara com uma charmosa igreja chamada Mátyás-templom, como o nome ja diz - ou parece que quer dizer - essa é a Igreja de Matias 1255, onde o próprio Matias, o rei, se casou por duas vezes. Essa igreja foi restaurada em 1873, sua restauração durou 20 anos! mas com certeza valeu a pena, pois agora podemos ver essa jóia neogótica, e mais: um telhado policromático - de fato você deve prestar atenção no telhado!. Foi aqui também que a minha adorada Sisi foi coroada Imperatriz Autro-Húngara.
Quando fomos, período natalino, a poucas semanas, conferimos o que está presente em Toda europa: feiras natalinas. Acho que esse é um período muito bonito para viajar para a Europa, as pessoas estão alegras apesar do frio, e tem muito chocolate quente, muita coisa para se manter aquecido!
Parlamento, parte oposta ao rio |
Como ja disse antes o Parlamento não é algo que se passa despercebido, não é por menos, possuindo uma cúpula de 96 metros é um modelo de arquitetura eclético, tem estilo neogótico, com influências renascentistas e barrocas, esse símbolo da independencia Hungara foi construído de 1885 até 1904. Se você pensa em visitar a parte interna do Parlamento, tenha consciência de que isso possa levar um bom tempo. Além de enfrentar uma grande fila para apenas agendar a sua visita, ainda tem que ter a sorte de ter um horario disponível quando chegar até lá. É burocracias estão por toda parte!
Parte interna da Igreja |
Se você é apaixonado por Igrejas, Budapeste também é um bom lugar para se visitar, as igrejas aqui tem umas cores diferentes, um pouco mais rústicas, vale a pena parar e analizar um pouco. Vale a pena também se perder pelas ruas, andando meio sem rumo (se você tiver tempo) e chegar ao Danúbio a noite, para poder ver todas as luzes enfeitando a cidade. Mas não vá muito tarde, As luzes dos monumentos se apagam a meia-noite!
Outra comida típica, do lado esquerdo um macarrão com um pouco de Bacon e creme de leite. do lado direito coxa de Ganso, repolho roxo e umas batatas |
Sobre a comida típica, devo confessar que é muito forte para mim, mal experimentei algo realmente típico, pois, eles colocam tudo aquilo que eu menos gosto: pimenta e pimentão em tudo! A famosa sopa Goulash entra nessa lista, é uma sopa super pesada, então se você for tomar, cuidado, não exagere, não é uma canja!
0 comentários:
Postar um comentário