My Own Prague

Traveling Abroad


Quer fazer um intercâmbio? Clique aqui

Participar de um programa de intercâmbio é um processo demorado e cansativo e porque não dizer estressante. Muitas vezes parece que fica tudo meio obscuro e não sabemos por onde começar, por isso vou colocar aqui de forma prática e clara os passos que eu segui para isso:
  1. Possuir média ponderada acima de 7,0
  2. Escolher uma língua extrangeira* - ou não, no caso de Portugal e alguns lugares na Africa - de preferência que seja uma lingua que se tenha um certo domínio.
  3. Escolher um país que tenha uma universidade conveniada com a faculdade - se quiser algum fora do convênio é muito mais trabalhoso e caro, mas é possível.
  4. Ver as exigências do país para a candidatura do intercâmbio - Alguns exigem certificados específicos.
  5. Atualiza o currículo Vitae
  6. Histórico escolar - da faculdade, claro.
  7. Desenvolver um pequeno projeto, contendo informações como: "o porque é importante fazer esse intercambio", "o que isso acrescentará na minha vida acadêmica", "porque escolhi as matérias que escolhi".
  8. Relação das discplinas pretendidas - é só uma folha com as matérias que gostaria de fazer.
  9. Cópias do certificado de língua
  10. Cópias do Passaporte
  11. Alguns países pedem para que seja preenchida uma ficha


Após todo esse processo, o ccint irá marcar uma data para que uma entrevista seja feita. Essa entrevista é realizada pelo professor coordenador do convenio escolhido pelo aluno.
Se houver mais cadidatos do que vaga, haverá uma avaliação feita por ele para escolher os melhores candidatos.

Outro ponto que acredito ser de curiosidade de todos é: O que ele pergunta na entrevista. Quando fui entrevistada o professor me fez perguntas como:
  • Porque você escolheu Praga?
  • O que vai acrescentar na sua vida?
  • O que você pode trazer para a Universidade depois desse intercambio?
Mas isso varia muito conforme o professor.

O RESULTADO:
 Como o numero de candidatos não ultrapassou o numero de vagas, o professor me disse na hora que eu havia passado, mas isso também varia dependendo do professor e do numero de candidatos. Após um dia recebi um e-mail do CCINT com a confirmação da vaga.

O proximo passo seria esperar a carta de aceite da Universidade para começar o processo do visto.
A carta de aceite é sempre uma novela, na maioria das vezes demora para chegar, e o aluno fica meses sem notícias. No meu caso não aguentei esperar e mandei um e-mail para a faculdade- mostrando o maior interesse - perguntando da carta, só assim pude ter uma previsão e uma confirmação extra-oficial.
depois da carta e do inicio do processo do visto é preciso pensar na moradia, ou seja, existe uma entrega do candidato ao intercambio, provavelmente sua vida vai girar em torno disso. E pode apostar que sempre haverá algum problema, alguma insegurança, muita alegria e muita ansiedade.

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário