My Own Prague

Traveling Abroad


O Caribe visto de San Andrés - Capítulo 2 Comidas

"Te quiero como para masticarte, masticarte como para cortarte en pedacitos
y así colmar ese vacío intenso que termina cuando tu me deleitas con tus caídas libres que son pequeños
golpes suaves casi como caricias en mis adentros. !Oh comida; sin ti mi estomago viviría vacío.
Te amo y porque dejas amarte tu y yo nos pertenecemos.  Atte.: El estomago"
(Noelia Candado)

Capítulo 2. Alimentação



Ah, as comidas! Para mim é sempre uma parcela emocionante da viagem, comidas muito fortes me fazem mal e vira e mexe tenho algum tipo de problema. Apesar disso eu particularmente fico muito animada em viajar para o litoral, peixes e frutos do mar em geral me agradam muito.

Em San Andrés não comemos em muitos restaurantes, nosso budget era curto, fizemos algumas comidas no Hostel que estávamos e isso vale uma observação:

Qual a primeira comida gostosa barata e rápida de se fazer que vem a sua cabeça? Bom na minha é macarrão e com molho de tomate – molho pronto de tomate. Bom tento a ideia desse cardápio para algumas das nossas refeições fomos em um mercado perto de onde estávamos. Compramos tudo, macarrão, molho, cebola, etc. Preparamos toda essa iguaria com muito esmero, mas, na hora que de provar esse prato que Não-tem-Erro estava quase intragável. Nós erramos? Sim e não. Não porque fizemos todos os procedimentos corretos e sim porque não sabíamos que o nosso molho de tomate, naquele saquinho para eles era Catchup! Claro que macarrão com catchup é gostoso mas é como se tivéssemos colocado um pote inteiro dele no nosso macarrão e o pior, o catchup deles tem MUITO MUITO açúcar. Então prestem muita atenção quando comprarem molho de tomate na Colômbia para não comerem macarrão com doce de tomate!

Pratos típicos
Deixando de lado essa descoberta empírica e chegando a parte boa do papo, posso dizer que se você pensa em ir a San Andrés pode ter certeza de que comerá muito bem por lá! Acredito que um dos pratos mais típico seja o arroz de côco, peixe, patacon (banana verde frita), e uma saladinha.

Algumas vezes esse prato sofre algumas variações como um feijão misturado ao arroz,  um arroz com mais leite de côco, uma fruta pão ao invés de patacon e por aí vai.. Em um lugar simples esse prato custa em torno de 20.000 pesos, como R$25,00. 

Prato típico com fruta-pão
Receita
Eu fiquei apaixonada pelo arroz de côco! E pedi para a nossa guia do museu me ensinar como se faz, ela disse que o único segredo é a extração do leite de côco e que o resto se faz normalmente. Segue então a receita:

Você precisa de um côco seco, abra-o e rale a parte branca, depois de ralado esprema-o até sair seu leite. Pronto! Parece fácil, mas eu ainda não fiz! O resto é preparar o arroz normalmente completando o quanto precisar de água e você decide a quantidade de leite de côco para o seu prato.

Exótico
Ao meu entendimento a comida exótica deles é o caracol, eu gostaria muito de ter experimentado, mas como já disse, meu orçamento estava muito curto para eu não gostar de uma comida e ter que pedir outra, quem sabe da próxima vez? O Caracol é o ingrediente principal de um prato típico deles chamado Rondón (em criollo) ou Rundown (em inglês) esse é um cozido feito com peixe leite de coco, caracol, acompanhado de mandioca, inhame, banana ou abóbora, fruta-pão e dumplings.

Outra opção
Caso você não seja muito chegado em peixe e é mais das carnes fortes existe uma opção muito boa que pode ser encontrada em toda a Colômbia: Bandeja Paisa. Esse prato é típico da cozinha antioquenha, por exemplo de regiões próximas a Medellin. Tem como característica principal uma grande quantidade de comida de variados tipos, sendo eles:

Ovo, arroz, Carne (moída ou não), Chicharrón (um torresmo gigante), Patacón, Morcilla (Linguíça de sangue com arroz, ervilha e especiarias), Chorizo (linguiça), arepa (um bolinho feito de farinha de milho), hogao (um molho de salada picante), feijão, tomate, abacate e tajada (banana madura frita). Ufa!

Precisa estar bem inspirado para um prato desses! Ou dividir com outra pessoa.

A Bandeja Paisa é quase uma atração turística
Sobremesa
Uma coisa que reparei depois de comer as comidas colombianas é que não fiquei com tanta vontade de doce como geralmente fico, acredito que seja porque na comida mesmo tenha alimentos doces como o patacón, fruta-pão e etc.. apesar disso, não resisti a fatia de bolo de chocolate de uma senhorinha tímida e escondidinha num cantinho da rua. Goste TANTO do bolo que tive de tirar uma foto! Ele custava 2.000 pesos, equivalente a R$2,50. 

Simpática senhorinha e seus doces

Restaurantes
Há restaurantes em toda a parte em San Andrés, e acredito que todos sejam muito bons. A cultura da comida é muito forte por lá. As frutas e alguns legumes são um pouco mais caras que o normal, afinal é uma ilha! Imagino que por isso a base da alimentação não tenha tanta oferta de frutas e legumes. Clique aqui para mais receitas!

Observação importante: a fruta-pão é uma delícia! É como uma mandioca um pouco mais doce e muito macia

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário