Sigulda, uma surpresa agradáve!
Sigulda é uma cidadezinha a 54km de Riga, capital da Letônia, uma charmosa e encantadora cidade na qual você não encontra portões e muros dividindo o ambiente e sim casas afastadas umas das outras, um belo castelo da ideia média, além de tudo o que uma cidade precisa e ainda mais, Sigulda é a capital dos esportes de inverno na Letônia, sendo até chamada Suíça do Vidzeme - região da Letônia- pois, é aqui que você encontra 6 montanhas para praticar esportes inverno, inclusive é dessa região o atual campeão mundial de skeleton.
Pista de skeleton |
Por falar nesse esporte tivemos uma grande sorte quando passamos pela arena de treinos. O que aconteceu foi que apenas iríamos parar o carro e dar uma pequena volta em torno dessa grande instalação - nunca achei que para esse esporte que você apenas escorrega num tubo precisasse de tanta infraestrutura!- eis que quando paramos havia na frente do nosso carro uma van com uma placa escrita skeleton e a minha amiga, surpreendentemente rápido percebeu que era possível que o campeão mundial estivesse treinando naquele momento, até porque, quem mais teria um carro com uma placa como essas?
Campeão Mundial |
Foi assim que entramos na recepção e depois de 2 minutos de conversa nessa língua misteriosa que é o letão nos foi permitido assistir ao treino! Assim subimos 6 andares em um elevador todo reforçado, provavelmente para suportar o peso de todos os equipamentos dos esportistas.
Então chegamos em um mezanino onde era possível acompanhar o treino com uma visão privilegiada, era só olhar para baixo e acompanhar o trabalho de dezenas de pessoas varrendo a pista para mantê-la lisa e sem neve, pois nesse momento a neve caía intensamente. Foi assim que após duas pessoas descerem esse divertido e gigante escorregador pudemos observar um campeão mundial! Logicamente filmei, e naquele momento não conseguia pensar em que outro momento da minha vida eu teria uma oportunidade daquelas, foi realmente algo único, misturado a muita sorte e amigos nativos, uma combinação inesquecível!
Uma das pistas de ski |
Vista da Torre do Castelo |
Além dos esportes de inverno, se Sigulda estiver no seu roteiro, você ainda pode visitar um castelo muito bem preservado, com seus tijolos vermelhos, que em sua fabricação utilizaram o arenito da região por isso a cor avermelhada, sobressaltado aos olhos em meio a tanta neve. Se optar por subir na torre poderá desfrutar de uma linda vista de 360 graus por meio das grandes janelas do último andar e é por lá, geógrafos, que podemos conferir o desenho geomorfológico da região, morros planos e o vale do rio, cobertos por uma floresta de pinheiros.
Se quiser saber mais sobre a história desse castelo medieval, entre em uma portinha a direita de torre onde um caprichado e interativo museu irá te transportar entre os séculos de história, mostrando ainda como era organizada a Letônia, que no passado possuía uma extensão territorial muito maior do que nos dias atuais.
Vista da Torre |
Todo esse contexto vai, sem esforço, te transportar para um outro tempo, uma outra era, e despertar sensações que não temos no Brasil, pois não vivemos esse tipo de história, o que torna ainda mais interessante e especial, não só nesse lugar, mas em tantos outros da Europa.
Agora se a data da viagem não coincidir com o período de inverno não tem problema, Sigulda pode te entreter com um tradicional Opera Festival, apoiado pelo conselho municipal é realizado em maio em um lindo cenário de primavera com suas famosas árvores em pleno vigor.
Banquinhos para assistir à opera |
O lugar em que esse festival é realizado é todo aberto ao público com cadeiras ao ar livre, das quais você precisa pagar para sentar, porém se não quiser gastar dinheiro é possível assistir de pé da mesma forma, ou até mesmo sentado na grama.
Com certeza no verão o cenário é mais aconchegante |
Se o espírito aventureiro aparecer, ainda no verão é possível pular de bungee jumpinge explorar a maior caverna da região dos Bálcãs, com 19 metros de profundidade, 12 metros de largura e 10 de altura. Definitivamente, Sigulda é parada obrigatória na Letônia!
0 comentários:
Postar um comentário