My Own Prague

Traveling Abroad


Tallinn, 11 mil anos de história!

11.000 anos de história, é isso que cruza o seu caminho a cada canto dessa apaixonante cidade. Ainda com uma grande área cercada pelas paredes do antigo burgo, o centro histórico foi preservado durante as guerras. Capital da Estonia com um pouco mais do que 406.000 habitantes, localiza-se no golfo da Finlândia.

Chegamos na cidade por volta das 7 da manhã e, logicamente, ainda estava escuro quando saímos da rodoviária, o que para mim parece que dificulta a procura pela direção correta, mas superando as espectativas facilmente encontramos um ponto de ônibus e alguém para perguntar o caminho, uma menina que mora em Tallinn foi muito atenciosa e nos orientou quando tinhamos que descer do onibus. Isso parece bobagem, uma coisa comum, mas não é tão facil encontrar por aqui pessoas dispostas a te ajudar e ser ao mesmo tempo gentil.

Nosso hostel ficava no centro do centro histórico, e eu recomendo porque além de ser muito bem localizado as pessoas são muito legais e atenciosas, a cozinha é bem equipada e sempre limpa.  o preço é mais do que justo, 12 euros por noite no dormitório, o hostel se chama The sleeping maris Tallinn.

Sobre quantos dias ficar, acho que 3 dias e 2 noites é o suficiente, pois a cidade é realmente pequena; não pegamos transporte público para visitar nada! E a cidade velha fica dentro de um burgo então da para saber exatamente onde tudo fica, fora que em qualquer lugar você encontra varios tipos de mapas turísticos apontando as atrações e dando dicas de onde visitar, o que comer, onde beber as tradicionais cervejas, etc.

Mas se você pretende explorar além da parte histórica como os parques e outras regiões da cidade uns 5 dias deve bastar, provavelmente no verão os parques a beira mar devem ter muito a oferecer. 


 Chegamos la e o clima natalino ainda estava presente, as clássicas feirinhas européias estavam por todos os cantos oferecendo o que tem de melhor para te manter aquecido, sem fome, sem sede e ainda com souvenirs muito charmosos! - Geralmente essas feira vão do dia 21 de dezembro ao dia 8 de janeiro.

Como eu falei anteriormente, o mapa oferecido para os turistas tem várias dicas, uma delas é sobre essa taverna da foto; Quando você passa pela porta fica na duvida se realmente não voltou no tempo! o lugar é todo iluminado com velas, ou seja, é bem escuro - usei flash na foto - as mulheres que trabalham por la são gordinhas e usam roupas típicas; as cumbucas para tomar sopa são de cerâmica, assim como o copo da cerveja, e elas ficam presas por cachos de ferro em um corrente também de ferro presa ao teto. Tudo é meio diferente nessa taverna e não poderia deixar de ser diferente também até no jeito em que se pede um colher para tomar a sopa, pois, para consegui é preciso cantar uma música típica do seu país de origem - uma dica, se estiver na fila para pedir uma sopa ja vai pensando em alguma musica, porque na hora que ela te pergunta o branco toma conta da sua cabeça, isso aconteceu comigo.

Essa sopa que pedimos era muito saborosa, mas muito gordurosa também, talvez para aguentar o frio! A especiaria é preparada com carne de alce, que é uma carne um pouco forte, mas vale a pena experimentar e o melhor, custa 2 euros, assim como o copo de cerveja!

Igreja Ortodoxa
Se você é daqueles que adora entrar em uma igreja, Tallinn te oferece uma ampla gama de igrejas, Católicas, Luteranas, Ortodoxas e Cinagogas.

Um dos templos mais impressionantes é essa Catedral Alexander Nevsky, que fica perto do parlamento. É a principal Igreja ortodoxa de Tallinn, foi construída em 1900 quando a Estonia era parte do império russo e essa catedral foi originalmente contruída como símbolo dessa dominação tanto religiosa quanto política.

Vale muito a pena visitar essa Catedral que foi planejada por um famoso arquiteto de St, Petesburgo, o revestimento interior é uma mistura de peças de madeira escura com mosaicos e figuras santas, assim como em toda igreja ortodoxa é proibido tirar foto na parte interior, e as mulheres devem entrar com o cabelo coberto e os homens sem nada cobrindo a cabeça.





Igeja Ortodoxa




Além de grandes e ostentadoras igrejas Ortodoxas também encontramos por la várias pequenas igrejas da Idade Média, muito mais rústicas e menos ostentadoras como essa Catedral da Virgem Maria. É ainda a principal Igreja luterana da Estonia, foi construída a primeira vez em meados de 1200 e reformada inúmeras outras vezes e historicamente era frequentada pela elite Alemã. 
Se você escolher visitar essa igreja ainda pode conferir uma linda vista da cidade, pois ela foi feita no topo de um morro, e a vista a noite é maravilhosa!

Além das igrejas, o que eu também aconselho é caminhar por onde algumas partes do muro do antigo burgo ainda estão de pé, feito de pedras e bem alto você se sente naqueles filmes medievais  quase que esperando a entrada de uma cavalaria por entre as passagens de uma parte do muro a outra. E quando acabar de caminhar pelo muro, entre em cada viela e em cada passagem que encontrar na sua frente, sem muito destino pois tudo é muito bonito de se ver e sair um pouco da rota turística é muito bom também!


Cansou de Tallinn e quer dar um pulo em helsinki ou até mesmo em St. Petesburgo? É só pegar um barco para algum desses lugares. O engraçado é que quando você chega no porto parece um aeroporto, tem aqueles tubos pra você caminhar até a entrada do barco, uma pessoa te esperando na entrada e te dando boa viagem, é bem legal.
barco que pegamos
Dentro do barco
Fizemos a viagem até Helsinki, durou 3 horas e meia porque compramos a passagem mais barata que foi cerca de 16 euros e sem lugar marcado, ou seja, ficamos jogados nos cantos do barco, mas foi bem confortável, pois tem tudo la dentro, todos os tipos de restaurantes e até supermercado com direito a carrinho!


O que você deve saber:

Em Tallinn há uma lei que restringe a venda e o consumo de alcool. É proibido a venda das 10 da noite às 10 da manhã e além disso não é permitido beber em locais públicos, se você for pego bebendo na rua terá que pagar uma salgada multa de 40 Euros! Mas pelo que vimos muitas pessoas bebem na rua depois das 10, não sei até que ponto essa lei é seguida.

Dicas:


  1. Se quiser algo a mais do que os mapas espalhados nos pontos turísticos da cidade você pode olhar nesse site de Tallinn e planejar antes o seu roteiro turístico, aqui tem dicas, mapas, outras regiões perto para conhecer, um pouco de história da cidade e de cada ponto turístico, os cuidados a se tomar  na cidade e somando-se a isso ainda te ajuda a encontrar o caminho dos principais meios de transporte, avião, barco, ônibus e trem.
  2. Se você decidir ir de Tallinn para Helsinki compre tudo de comida e principalmente bebida em Tallinn pois Helsinki é MUITO caro, tanto que até mesmo as pessoas que moram na Finlândia fazem esse trajeto só para comprar cerveja!

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário