My Own Prague

Traveling Abroad


Amsterdã, the red light District e tudo o que você gostaria que os seus pais aprovassem






Amsterdã é aquele tipo de lugar que você percebe facilmente sua singularidade; e de uma forma mais escancarada se você estiver no red light district, pois tudo aquilo que a sua moral grita interiormente que está errado você consegue observar pelas ruas como o mais natural do mundo, portanto, já considero Amsterdã uma das cidades mais descostrutoras da moral cristã que rege nosso país patriarcal. 

Logo, pude rapidamente concluir que, mais importante do que mandar seus filhos para Amsterdã, pais, vocês mesmos deveriam conferir um pouco do que se passa por aqui e começar a pensar mais se a legalidade ou não de determinadas coisas deve formar a sua opinião de forma tão restrita e conservadora sem ao menos haver uma pesquisa - de campo - ou até mesmo um conhecimento mais profundo - literatura, museus, como o "Hash Marihuana and Hemp Museum" - sobre a ilegalidade das coisas e seus motivos, seus prós e contras. 


E antes que aquele pensamento generalizado tome conta da sua cabeça posso lhe dar um panorama diferente do que aquele que você provavelmente está pensando. Amsterdã não é uma cidade descontrolada da qual é possível encontrar a temida tríade sexo, drogas e rock'n roll, não, muito pelo contrário, se vi duas pessoas bêbadas na rua foi muito, além do auto preço das bebidas ainda há uma visível divisão entre os entretenimentos disponíveis, ou seja, no lugar em que é permitido fumar maconha, só se fuma maconha, a venda da bebida alcoólica é proibida, portanto quem fuma maconha se limita a algumas xícaras de chá ou café, e só é permitido o consumo dentro desses coffe shop, logo, além de haver um maior controle há também uma maior segurança envolvendo o consumo. 

sinceramente é difícil entender o motivo pelo qual a bebida alcoólica é socialmente aceita e a maconha tão condenada, acredito que exista uma mudança de comportamento muito maior de uma pessoa bêbada do que aquela que fumou, e o que agrava a seriedade dos efeitos do álcool é o caráter agressivo que muitas vezes toma conta das pessoas. quantas brigas você já presenciou por conta do álcool é quantas por conta da maconha? é importante ter a noção de que naturalizados o fato da maconha ser uma droga ruim e ponto, assim como naturalizamos que a bebida alcoólica é legal mas não devemos exagerar muito, mas, porque esse pensamento não está também vinculado ao uso da maconha? o uso da maconha é tão se não mais antigo que a bebida alcoólica e sabe-se que foi muito usada como medicamento, para aliviar dores, depressão entre outros. agora só consigo pensar em uma qualidade da bebida enquanto remedio, como xarope para tosse, fora isso, é só uma forma de prazer e mudança do seu estado natural. 

mas talvez você queira argumentar que a maconha é um problema pois é uma porta para drogas mais pesadas; quanto a isso, eu fico pensando, e o que abriu a porta para a maconha? muito provavelmente o álcool, não conheci ninguém que nunca tivesse bebido e já tivesse fumado, agora, se você ainda acha que é  a maconha que abre portas para outras drogas deveria pensar que, por ser ilegal ela é encontrada em locais nada seguros no qual se vende todo o tipo de droga, então se a maconha abre as portas para outras drogas é justamente pelo fato dela não ser legalizada. portanto acho que estamos colocando a culpa na droga errada e da forma errada.

 fora a questão da maconha outra polêmica é a legalização da prostituição -uma polêmica mais branda mas que pode chocar a família brasileira pela grande exposição das mulheres que trabalham no ramo. Bom, eu nunca procurei saber os motivos menos óbvios para a ilegalidade dessa profissão, mas, o que me vem a cabeça quando penso no Brasil e no motivo dessa ilegalidade é a moral cristã, mesmo que teoricamente sejamos um estado laico, ainda deixamos as questões religiosas influenciarem nas nossas decisões, logo, por conta dessa submissão em relação a religião passamos por situações delicadas no nosso país como o caso da prostituição. O que adianta tornar a prostituição ilegal e haver milhares de mulheres se submetendo à isso em situações precárias, sub-humanas? ao menos essas mulheres de Amsterdã, que escolheram essa profissão, tem todo o apoio do governo, tem direitos trabalhistas, segurança e não são discriminadas pelo seu trabalho, pois todos tem seu papel na sociedade e todos são importantes para o bom funcionamento da mesma - sobre isso aconcelho a leitura desse artigo nesse blog : Da relação direta entre ter de limpar seu banheiro você mesmo e poder abrir sem medo um Mac Book no ônibus (abrir)
...- 

Red Light de dia, os patos e derivados
E se você tiver qualquer pensamento de repulsa, negação, descaso em relação à essas mulheres, pare e pense novamente, reflita se esse seu pensamento ainda é baseado naquela opinião formada sem ao menos uma reflexão mais profunda, as vezes pensar e refletir é trabalhoso, mas precisamos mudar nossos conceitos as vezes, e essa mudança é difícil e requer trabalho, acho que essa é a grande diferença da mentalidade mais nova para a mais velha, nos estamos mais abertos à mudança, a pensar a respeito das coisas, apesar de ser mais fácil estagnar numa opinião formada repleta de velhos argumentos.

Portanto se você quiser conferir como toda essa loucura liberal funciona de uma só vez e andando por poucas ruas, vá ao red Light district, e veja que putas, patos, famílias, políciais e maconheiros podem se dar muito bem juntos - em patos lê-se: cisnes, pombas, gaivotas, e patos, vivendo harmoniosamente.

Agora, o que falar da cidade? uau, é linda! muito romântica, cheia de canais e casinhas de no máximo três andares todas grudadas umas as outras e, se você olhar com atenção, às vezes nem precisa de muita atenção, perceberá que muitas delas são tortas! para frente, para trás, mas isso completa o charme da cidade e faz, dessas casinhas uma marca da cidade.
Um dos muitos canais ao longo da cidade


outro aspecto que toma conta do centro da cidade são as lojas, incríveis lojas com tudo o que há de mais moderno e criativo no mundo! sempre muito coloridas e bem interativas, pode-se considerar uma atração a parte, infelizmente o preço de tudo é muito elevado, mas vale a pena checar e se divertir nessas lojas.













Agora se você está de saco cheio de lojas cheias de pessoas e do centro da cidade que pode ser bem cheio aos finais de semana, uma boa pedida é dar umá volta no mais famosos parque da cidade, o vondelpark, situa-se perto do centro, não precisa de transporte público para chegar. esse parque encantador é repleto de lagos, árvores e pessoas se exercitando, passeando com as crianças, tocando algum tipo de instrumento musical, no inverno, a patinação no gelo também entra em cena.







por falar em patinação no gelo, preciso fazer um alerta, se você está pensando em no inverno, leve bastante roupa, mesmo que você tenha checado a temperatura e ela não estiver tão baixa assim, pois, por ventar muito - muito mesmo - a sensação térmica geralmente é 10 graus a menos do que mostra o termômetro, portanto, proteja bem a cabeça, o pescoço e a boca, pois você pode, facilmente, ter alguma queimadura. Resumindo, Amsterdã é um lugar incrível, cheia de coisas bonitas para se ver, além de ter uma experiência de conviver com uma sociedade um pouco diferente da sua, para não dizer muito, e que vale a pena visitar, valeu para eu repensar algumas coisas e vai valer para você também. Agora, definitivamente, Amsterdã está no meu top Five de cidades mais caras, a cidade da larica sabe como tirar proveitodo turismo.

Como fui? Avião, easyjet. cerca de 1:30 de Praga

Como voltei? Avião, easyjet, cerca de 3 horas para Portugal, Lisboa

Onde fiquei? Hotel, no centro da cidade, no red light, tem serviço de hotel mesmo, Arles trocam a toalha, arrumam a cama e o café da manhã é 3 euros, vale a pena tomar o café. o quarto que ficamos dividido entre 8 pessoas e tinha um banheiro no quarto com shampoo e sabonete líquido a vontade. no quarto pagamos 15euros por noite. O nome do Hotelé heart of Amsterdã, tem um site bem legal, mas o hotel em si não é o exemplo de limpeza mas pela localização vale a pena.

O que comer? A cidade da larica te oferece a , ais invariável rede de bata frita com vários sabores de molho a escolher. as batatas são bem saborosas e é uma das coisas menos caras a se comer! vale a pena



Em que língua falar? Todos falam um inglês perfeito.



 *Ainda vou escanear e colocar aqui o livrinho que pegamos no museu da cannabis, muito elucidativo.
** Não acho que eu precisaria dizer isso aqui mas, eu não fumo maconha, portanto não sou uma fumante fazendo apologia à erva, apenas estou sendo coerente com aquilo que acredito.

Para mais informações sobre amsterdã tem um blog muito bom que até vende um guia turístico de Amsterdã online: Ducs Amsterdam










# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário