DEUS-NOS-ACUDA!
Diversos sons vindos de sabe-se lá de onde, cheiros e muitas cores fazem de Istambul a cidade mais sensorial/ sinestésica que tive oportunidade de conhecer! – Por enquanto.
Contrariando o que muitos me aconselhavam peguei minhas malas e fui sozinha ver com os meus olhos uma cultura que é muito conhecida pelo machismo, apesar de ser a menos machista do mundo árabe por conta da grande influência europeia a Turquia carrega essa “tradição” de forma enraizada.
Chegando lá eu me senti muito bem acolhida, diferente de algumas cidades europeias, principalmente as do leste europeu. As pessoas na Turquia querem conversar com você e isso foi muito bom, pois naquela altura da minha estadia na Europa eu já estava morrendo de saudades do Brasil e de pessoas que olham na sua cara, pedem licença para passar e outros benditos costumes que temos por aqui – não que as pessoas sempre façam jus a eles, mas eles estão entre nós.
Aprendi rapidamente que qualquer problema, duvida questionamento – que não for sobre religião, você pode perguntar para qualquer pessoa na rua que eles prontamente irão te responder, porém tão rápido quanto aprender isso, percebi que muitas vezes perguntar para os homens não era a melhor opção, e não porque aconteceu alguma coisa, mas porque eles se estendiam na conversa – como se fosse um “chaveco”– enfim, se você é mulher e não se sentir bem com essa situação aconselho a se limitar a conversar com mulheres, aliás, uma senhorinha muito fofa, para que eu não perdesse o bonde, passou o seu cartão pessoal de passagens e me pagou uma, isso foi no primeiro dia e acho que expressões de acolhimento como essa construíram em mim um sentimento muito bom por Istambul .
_________________________________________________
BAZAR
Se compras é um ponto fraco na sua vida, Istambul vai fazer com que você pague excesso de bagagem!
A fama dos mercados/ bazares de Istambul é notória e não é pra menos! Conseguindo agradar gregos e troianos, pobres e ricos os mercados proporcionam uma grande miscigenação. O mais ilustre dos mercados é o Grand Bazar e o que ele tem de ilustre, tem de caro! Para quem gosta de jóias, tapetes de alta qualidade, todo o tipo de lenço, lanternas para colocar velas e até mesmo especiarias – incluindo mais fino açafrão – não deve deixar de visitar esse bazar, alias ninguém deve, até porque se você caminhar pelos labirínticos corredores até o momento em que, sem perceber ,está fora do bazar e dentro de uma espécie de segunda linha do Grand Bazar onde é possível encontrar todo o tipo de produto – com diversas qualidades - por preços muito atraentes, muito mesmo. Só para dar um exemplo, quando fui para a Turquia a moeda local – Lira Turca – estava valendo a mesma coisa que o Real e eu cheguei a comprar lenços, para usar no pescoço por uma lira! Claro que a qualidade era inferior às outras, não tinha estampa era bem simples, mas isso não deixava o tecido menos gostoso e menos aproveitável. Então uma dica, se você estiver viajando pela Europa e precisar comprar presentes para família e amigos, deixe pra comprar na Turquia!
_________________________________________________
PERAMBULANDO
Sempre que pensei em Turquia, no que tange as atrações turísticas, a palavra “mesquita” era latente na minha cabeça, de fato, as mesquitas são incríveis, um pedacinho de paz em meio a toda aquela confusão, é onde você pode entender a importância de um bom tapete e mais, é possível visualizar a estrutura social muçulmana. Mas acho que as mesquitas são MUITO clichê e prefiro gastar um pouco mais de tempo falando de outro lugar, que considerei o espaço mais incrível que eu já visitei.
A Cisterna da Basílica, em turco Yerebatan Sarnıcı ou Yerebatan Sarayı é a maior das inúmeras cisternas de Istambul, foi construída durante o período Bizantino e encontra-se, escondidinha perto da oponente Hagia sofia. Acho que não tenho a capacidade de me expressar da forma correta a ponto de passar a sensação do tamanho desse monumento, mas talvez alguns números ajudem na compreensão da dimensão do lugar: a cisterna ocupa uma área de 10.000 m², tem 8 metros de altura – pé direito – e capacidade para 30 milhões de litros, comporta 336 colunas Romanas.
Além desses números incríveis esse lugar mágico também foi palco de filmes como James Bond e From Russia with Love, ou Moscou contra 007. Sem contar com outros programas de menor importância, como a entrada da novela Salve Jorge.
Cabeça de medusa |
Enfim, acho que já deu pra entender o quanto essa atração é IMPERDÍVEL. E o melhor é que não é uma atração cara e quase não tem filas. As fotos ficam muito bonitas, pois há uma iluminação toda planejada, e ainda o lugar é cercado por um mistério: Existe uma cabeça, esculpida em pedra, de tamanho gigante que ninguém sabe como chegou lá! Apareceu de um dia para o outro.
Perambulações que valem a pena:
- Topkapi Palace: Com o significado de "porta do canhão" o palácio é um lugar lindo, com um jardim cheio de grandes árvores e com um museu dividido em salas de exposição repletas de artigos pessoais de sultões, roupas, relíquias sagradas como por exemplo o suposto pelo da barba de Maomé. Além das salas de exposição, há também um espaço a ser visitado onde funcionava um antigo Harém. O palácio Foi construído logo após a conquista de Constantinopla em 1453 por Mehmet II.
- Banho turco: Procure as casas mais centrais e mais tradicionais, a experiência é única, incrível! Esse que acredito ser o banho mais relaxante do mundo começa com uns 20 minutos de sauna em cima de um grande mármore, logo depois uma das mulheres que trabalham lá te ensaboam com um pano que faz uma espuma mágica, assim que o seu corpo estiver todo ensaboado começa a esfoliação com um paninho que tem um lado mais áspero, passando não só no corpo como no rosto, a finalização do banho se dá com essa mesma mulher lavando os seus cabelos e jogando água fria para tirar o sabão e após todo esse processo é possível ficar dentro da jacuzi ou da piscina, ambas aquecidas. Melhor horário: A noite!! e depois vá direto para a cama! Vale a pena comprar um kit para tomar esse banho em casa!
- Cruzamento do bósforo de navio, esse passeio eu não fiz, mas era muito popular por lá!
- Entrar em toda e qualquer mesquita que encontrar na rua
Blue Mosque |
Como perambular:
- A malha de transporte é muito boa e eficiente, além de não ser cara é uma boa opção para passear de dia, já que os bondes e metros não pegam transito.
- Se for dar uma volta a noite vale a pena pegar um taxi, é muito barato e tem por todos os lados.
- Para sair do aeroporto e ir para o centro é muito fácil também, mas, se você não chegar muito a noite, vale a pena pegar transporte público, é fácil, relativamente fácil - apenas algumas baldeações - e com certeza muito mais barato, porque no aeroporto é impossível achar um taxista que faça um preço bom!
- E é claro, a pé! acredito que seja uma das melhores opções, não é arriscado, em momento algum tive medo de ser assaltada, é tudo muito tranquilo, vale a pena.
ABOCANHANDO
Para quem gosta, Istambul é o paraíso dos doces árabes, mas eles devem ser procurados com cautela e evitados nos lugares mais turísticos, pois os preços variam muito! Eu não sou muito fã desses doces, eles tem muitas amêndoas.
Em relação às refeições tive certa dificuldade, não gosto de comidas apimentadas e era MUITO difícil encontrar uma comida sem pimenta e sem pimentão, quando não tinha um tinha o outro e chegou uma hora que eu fiquei frustrada pois não conseguia comer nada típico e algumas vezes o fast food foi necessário.
- O café da manhã é muito legal! Tem pepino, tomate, azeitona, ovo cozido..
- O queijo que parece queijo branco é MUITO salgado, não precisa colocar nada de sal, mesmo que você coma com salada ou com pão. Eu to avisando é salgado MESMO.
- O chá turco - Turk Çayi - é muito forte! Se você pedir um chá de frutas, por exemplo, vai até sentir um gosto azedinho e perceberá pela cor o quanto é forte.
Chás |
- Em lugares que há muito comércio é possível ver pessoas correndo de um lado para o outro com bandejas de chá, para eles é como o nosso cafezinho.
Se você tiver a oportunidade de ir para a Turquia, repare na quantidade de gatos que habitam aquele lugar! E o mais incrível é que eles são lindos e dóceis e toda a população ajuda a cuidar dos bichanos!
Istambul é realmente incrível, um dos lugares que mais gostei de ir, para descrever tudo o que vi eu poderia escrever um livro e não um post no blog! Mas com certeza, futuramente escreverei mais sobre esse lugar incrível!
0 comentários:
Postar um comentário